quarta-feira, julho 29, 2009

Sem tempo para Deus


Por: Joaquim Tiago

“Bem direi ao Senhor o tempo todo! Os meus lábios sempre te louvarão.” Sm 34.1

Estamos presos ao tempo - Ao tempo que nos resta, ao tempo que nos foi dado e a maior parte do tempo ao tempo que passou.

Vivemos no passado ou no futuro, poucas vezes no tempo presente.

Onde estão nossas esperanças, nossas ânsias por dias melhores? Passamos pelo medo do que pode nos acontecer, o ser no futuro e o que nos espera.

Tudo esta em constantes mudanças - a profissão, o estudo, o futuro, o corpo e a vida.

É o tempo moderno ditando sempre a nova ordem.


O que é o tempo?

Millôr Fernandes definiu o tempo como uma das pouquíssimas coisas que todos dividem por igual.

Para os Gregos era o deus Cronos, um deus frio e metódico.

Para os primitivos mais ligados aos pré-históricos o tempo correspondia à relação de instantes sobrepostos, de começo, meio e fim. A existência não era linear, mas circular, estava ligada a círculos naturais. O homem estava totalmente interado com a natureza e dela fazia parte, não somente para usufruir, mas como troca, como revezamento da vida.

No Renascimento Cultural nasce o calendário gregoriano, uma revolução da área cultural, fruto do que vinha ser parte do controle do homem com o tempo. Logo surge também o relógio mecânico nas cidades medievais.

Com a revolução da burguesia e suas produções econômicas, e com o advento da revolução industrial o homem teve a “boa” idéia de criar o tempo de produção e assim o tempo começou a ser linear.

A existência da idéia do fim estava morrendo junto com a idéia do apocalipse. Os iluministas trataram de desmistificar as concepções religiosas e seu domínio sobre o tempo. O calendário agora é laico e a produção continua, numa ótica estranha de medir horas trabalhadas.

Os puritanos trataram de dar a produção e o trabalho o conceito de um rito não dando lugar nem para o laser, somente a ida aos cultos religiosos. Calvino transformou trabalhadores ligados à produção em escolhidos e eleitos, o preguiçoso era um pecador que não fazia parte do quadro “divino”.


A secularização do tempo

Quem dita o tempo no mundo moderno e contemporâneo não é mais o ciclo da vida, mas o próprio homem, pelo menos é o que ele acha ou é como ele vende seus produtos da eternização carnal. A produção alimentou e fez com que alimentasse o desejo das pessoas para o desenvolvimento da economia idolatrada, e com isso a produção dita nosso tempo para tudo, inclusive com Deus na igreja. A produção criou um ativismo onde se quer ganhar o futuro a qualquer custo.

Não temos tempo para Deus por servimos a um tempo que é um tipo de deus, esse deus nos ajuda a sobreviver no mundo moderno.

Precisamos se desprender do tempo para poder buscar em quem não existe tempo algum, pois Deus não esta preso ao tempo, somente nós, neste ciclo tentando controlar o que insistimos saber.

O homem moderno esta preso ao tempo e precisa de tempo para buscar a Deus. E qual pode ser o tempo que você vai buscar a Deus se em Deus não existe tempo algum, ele é o que é.


Nós controlamos o tempo, mas não controlamos Deus.

Geralmente não temos tempo para buscarmos a Deus por que usamos aquilo que chamamos de tempo para buscar nossos interesses, e somente eles.

O tempo nos prende entre os ponteiros e as atividades complicadas da vida hiper-moderna. Quando olhamos o relógio logo assustamos dizendo não ter feito a oração, uma meditação, a reflexão, uma leitura e tudo escorre por nossos dedos. O sentimento que sobra é que falta muita coisa para fazer e vai ficar tudo para o outro dia.

Cada dia uma novidade, um novo celular, uma nova tecnologia do momento, uma banda nova, uma nova atualização e estamos lá novamente presos a ele, ao tempo descartável como tudo que passou rapidamente. Nesse tempo que tempo teremos para Deus?


O culto é o tempo da vida

Deus não quer um tempo meu ou seu. O tempo religioso para produzir culto, a produção da igreja ta cheia de culto/programação com tempo para o lazer.

Deus quer nossa vida!

E sua vida não vai ser mais governada pelo relógio, pela produção, pela atualização, pelo aproveitamento, pelo descartável, mas sim pelo Espírito Santo.

As reuniões da igreja é conseqüência da vida, por isso há realmente o tempo para todas as coisas e não somente para uma coisa. Há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu (Ec 3.1).

Porém em nossa vida Deus esta presente em todo o tempo.

Se você não tem tempo para Deus, para buscá-lo, o seu tempo neste mundo é apenas um tempo perdido e sem significado.

Olhe o tempo da sua vida e veja onde Deus habita (Ef 5.16).

Nenhum comentário:

Postar um comentário