quarta-feira, julho 01, 2009

O Reino no meio dos espinhos


Por: Joaquim Tiago

O Reino é uma semente pequena no meio de grandes espinhos.

A vida esta cercada de espinhos que tentam sufocar esta semente para que não cresça e nem nasça. Segundo o evangelista as preocupações deste mundo e as ilusões das riquezas sufocam a mensagem (Mt 13.22).

Quais são as maiores preocupações deste mundo, ou nesse mundo?

De tudo que temos visto e ouvido, o que mais tem chegado aos nossos olhos são as ilusões da riqueza. As preocupações do mercado e do lucro, da estabilidade financeira.

Vivemos arrependidos com o que ainda não fizemos, com questões do passado na cabeça e ficamos atormentados com o futuro que nos aguarda posteriormente. Sofremos com o futuro e por demais já estamos endividados para ele, estamos hipotecados.

Uma pessoa assim como vai pensar na mensagem do Reino?

As preocupações deste mundo são as ilusões dessa vida que é vivida sem um pingo de sentido. É espinhos que sufocam o espírito machucando a carne.

O mundo realmente nos preocupa por que não nos deixa parar pra refletir o quanto é vã o acumulo de suas riquezas, o quanto é vã a sustentação da miséria e do miserável, do ganancioso.

Viver as preocupações é viver sem ter tempo para buscar o Reino, é viver para as tais. O coração esta duro e a alma seca como uma terra do sertão nordestino. Como a semente que é tão pequena e delicada ira nascer, brotar, crescer e florescer. Nosso maior problema não é ficar sem preocupar em viver, vendo a vida passar como um preguiçoso, mas é fazer das preocupações a própria vida, fazer das ilusões a filosofia de vida contemporânea. Pensar na vida como se não houvesse outra na eternidade com o Pai.

Eu me preocupo se não estou iludido também com uma religião do faz de conta, se estou iludindo outras pessoas a viajarem no mundo da fantasia espiritual fora do ser material. Às vezes me pego iludido com mentiras que faço para mim, quando tento me convencer que estou correto, crendo na minha força.

Gostamos de ser enganado, gostamos dos reality shows da vida pós-moderna, adoramos ser chamados de celebridades, por precisarmos ostentar imagens, mesmo do que não somos, mas das ilusões que fingem ser ou tentamos parecer.

São os espinhos que nos ferem, que nos sufocam e que nos impede de entender a mensagem.

Para enfrentar o crescimento de quem ainda não somos, ou para crescer como ser temos de deixar brotar a esperança, precisamos começar a entender a mensagem do Reino. Para entender a sua mensagem, melhor ver o Mestre com num espelho, se parecemos com Ele e se refletimos o seu rosto nas ruas e comunhão da vida.

Para enfrentar este mundo e seus espinhos vencendo as ilusões preocupantes só buscando o Reino nas coisas pequenas como uma semente de grão de mostarda, como nas pequenas coisas ou nas mais simples. Amando a Deus em primeiro lugar e o próximo como a si mesmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário