quarta-feira, julho 08, 2009

A PRESENTE ORDEM DESTE MUNDO



Por: Joaquim Tiago
"Naquele tempo vocês seguiam o mau caminho deste mundo e faziam a vontade daquele que governa os poderes espirituais do espaço, o espírito que agora controla os que desobedecem a Deus." Efésios 2:2 (NTLH)
O mundo está condicionado. A presente ordem deste mundo é uma condição de vida efêmera, uma condição de desgelo glacial, mas não apenas de um efeito climático natural, mas de efeito ético e moral, de efeito relacional. O amor de muitos tem acabado!

O mundo segue a ordem, o sistema dita as ordens que o mundo deve seguir. Esta no ar, esta na mídia, esta no pensamento, esta no sentimento de milhares de pessoas.

O príncipe do ar sopra o medo, sopra a libertinagem, sopra a idolatria e feitiçaria, ódio e discórdia, ciúmes, ira, egoísmo, inveja, orgias. O ar está poluído por uma condição de destruição, por uma ordem funesta. E o que a religião está tentando defender, esta tentando ligar, esta tentando converter?

Buscando respostas encontramos dúvidas e vivemos incertezas, em um mundo globalizado e fragilizado. Os absolutos - que absolutos? A identidade roubada de cada um e a cobrança de que alguma coisa ta faltando, de que precisamos o que todo mundo precisa, de algo em comum, de uma ordem, de uma nova ordem mundial.

Quem ta ditando as ordens, quem ta obedecendo? Quais são as nossas escolhas? Infringir ou obedecer à lei natural imposta por uma cultura, uma cultura condicionada há não termos nenhuma consciência, atropelar todos os valores.

Todas as escolhas são uma só agora, atendendo ao prazer, ao imediato a neurose compulsiva dos apelos neoliberais, da liberdade de mercado que transforma tudo em consumo, tudo em compra e venda, tudo em valores de troca. Tudo que vemos nessa ordem promete vida, alegria e prazer, tudo é muito bem propagado numa forma de inibição imperativa.


Em outra ordem

Quando olhamos para a carta de Paulo a igreja de Eféso (Ef. 2:2,1) em sua contestação, fazia lembrar a eles de que estavam mortos, mortos em seus delitos e pecados, por que andavam segundo o curso, segundo a cultura, segundo o que o sistema infligia nos ares do mundo. Fico a pensar seriamente sobre os filhos da desobediência.

Quais são os nossos desejos e pensamentos? Será que estamos vivendo ou morrendo? Que espírito opera em nós?

Paulo relata na carta uma oração para que eles tenham o espírito de sabedoria e de revelação no pleno conhecimento dele; e para que os olhos do seu coração sejam iluminados, para que saiba qual é a esperança da nossa vocação..., (Ef. 1:16-23). Paulo ora pedindo sabedoria que aniquila toda a outra, que aniquilou a sabedoria dos príncipes. A sabedoria deste mundo esta reduzida a nada. Essas são coisas que olhos não viu, ouvidos não ouviu e jamais penetrou no coração do homem e são coisas que Deus preparou para os que o amam.

A sedução do condicionamento tem matado, tem feito vitimas por um processo sistemático numa ordem dita pelo príncipe da potestade do ar, movimento do ar é pneuma, e pneuma é espírito. Esse é um espírito de morte, essa é uma ordem que tem feito vitimas desde a queda do homem. Mas se temos a mente de Cristo nos tornamos pessoas espirituais e se somos espiritual discernimos bem tudo (I Co 2:15-16), o homem natural não entende essas coisas e segue o curso da presente ordem deste mundo. Para ele entender essas coisas é loucura, e elas são discernidas espiritualmente.

Estamos diante de uma grande questão e de um grande tema que envolve vida e morte, que envolve todo um contexto da história e do momento contemporâneo.

Essa é uma introdução que deixa claro uma boa pergunta:
De que forma entendemos a presente ordem que opera no sistema? Pessoas espirituais conseguem ver muitas coisas, até o que parece ser espiritual e não é, e o que não parece ser religiosamente espiritual e é de verdade.

Que espírito está operando em nós na presente ordem deste mundo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário