sexta-feira, maio 22, 2009

Você, o dinheiro e a igreja



Por: Joaquim Tiago
Quem domina quem nessa história?

Onde foi parar a história no final desse tempo maldito?

Pensar assim é muito radical, mas assim se faz história em alguns lugares.

Geralmente pessoas são levadas a fazerem negócio e não ofertas voluntárias, quase ninguém mais oferta ou contribui sem esperar algum tipo de retorno. E se não for essa a fala, infelizmente não vai ter sucesso no meio. É o discurso do fim em si mesmo.

Qual é o ideal de vida hiper-moderno ou pós-moderno?

Usar o poder para ser celebridade. Não sabemos mais por que gastamos ou em que gastamos, mas que precisamos gastar. Estamos sempre em falta, nos falta a todo o momento, sempre carregamos esse sentimento de culpa. Como ficar livre do consumo e poder ajudar, e poder ofertar de forma voluntária e de coração se nosso tão sagrado dinheiro já esta completamente compromissado com dividas e investimento? Como ser fiel com nossos recursos se ainda não temos o que precisamos ou o que queremos para ser o que deveríamos ser conforme a sociedade do espetáculo? Uma sociedade onde só se faz para ganhar e se estiver fora já perdi a vida.

Nós não sabemos mais o que temos e às vezes nem queremos por que não faz sentido mesmo. Queremos o que o outro tem, queremos ser celebridade. No fundo gostamos de ver o outro na pior pra poder comentar o que não somos, pra poder nos admirar como pessoas bem sucedidas.
Queremos ganhar a vida.

De que forma sua igreja ta usando o dinheiro? Qual é a missão da sua igreja? Quando sua igreja pede dinheiro, ofertas, dízimos e contribuições o que ela esta querendo de verdade?

E quando você oferta qual é seu interesse e se não oferta é por que você não tem interesse ou já foram todos preenchidos? Você já gastou seu dinheiro com seus interesses? Dependendo da proposta ainda tem um pouco para ser investido em promessas, em algo que possa me garantir ou dar um retorno.

Em alguns lugares já não se sabe mais o que é ser gente! Em alguns lugares já não se sabe o que é ser igreja! Em quase todos os lugares o dinheiro é usado para essas discrepâncias e distorções da vida em vários ângulos que perdeu seu sentido de ser. Vive-se apenas de aparência, de religião e de mentiras.

Quem é você? O que você parece? O que você usa e o que você tem? Que igreja é essa? O dinheiro responderá para todos por alimentar a necessidade de quem queremos ser. Que necessidade é essa? O pessoal da mídia sabe que necessidade é essa por que eles querem fazer negócio e precisam vender, estamos todos vendidos com um código na testa e com as inscrições: Consumista em potencial.
Será que para nos ajudar e ser igreja teremos que adotar a mesma fala da “fé” na concorrência das vaidades. Quando é que entrou no seu planejamento financeiro separar a contribuição para a missão da igreja enquanto igreja no exercício de ajudar as pessoas a serem mais gentes e mais humanas? Por que fazendo assim eu também serei mais gente e mais humano e menos um consumista sem consciência da coletividade e do próximo.

Temos muito, quase tudo mudou de sentido, mas nos afastamos! Nessa mesa da ceia tem gente ficando sem comer e têm consumistas comendo de mais.

"Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração." (Mateus 6 : 21)
Cuidado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário