sexta-feira, maio 15, 2009

Relacionar: A arte de (com) viver - parte 3

2. Qual é a semelhança de Deus?
I João 2.18-19

“(...) não quero ser o primeiro numa lista de valores. Quero estar no centro de tudo. Quando vivo em você, podemos viver juntos tudo o que acontece com você”. WILLIAN, P. Young - A Cabana, pg. 193.

Essa é uma boa pergunta:
Onde foi que caímos (ou) Onde foi que erramos?
Para entendermos a semelhança de Deus ou o que se assemelha a Ele e para expressarmos nesta imagem terrena devemos saber primeiro quem Ele é de fato.
Baseado na I Carta do apóstolo João vamos renovar nosso entendimento, depois fazer sacrifício vivo santo e agradável a Deus, o que se traduz em culto racional:

2.1. Quem Deus é? 4.16b
Quem permanece no amor permanece em Deus, e Deus nele. Existe uma outra forma de ter semelhança ou expressar a semelhança de Deus sem amar? Não!
Deus é amor!

2.2. O que é o amor? 3.16
Dar a vida como Cristo é achar o significado de viver e de amar. É achar a vida (Mt 10.39)!
Quem esta tentado preservar sua vida de sentidos esta perdendo a mesma, está no jogo da morte, num mundo sensual, egoísta e individualista.
Amar é verbo transitivo direto e pede complemento, logo quem ama, ama algüém (ou algo).

2.3. Onde encontrar o amor? 3.18
Aqui vamos matar o que nos condena a morte, o que na verdade é a morte do eu. Refazer a agenda pós-moderna e negar o tempo para ganhar dinheiro, ficar na Internet, assistir televisão, consumir somente em beneficio próprio e ser escravo do consumo.
O direito sagrado de si mesmo e de não ser incomodado tem que acabar para que nossas obras sejam de amor verdadeiro em nossas ações.

2.4. Amar é sair das trevas. 1.6-7
O amor é luz e nos ajuda a não tropeçarmos uns nos outros, a não derrubarmos uns aos outros, a não nos transformamos em um monte de regras e preceitos vazios para garantir a permaneciam da imagem, mas somente uma imagem sem vida.

2.5. Cegos guiando cegos. 2.9-11
Segundo um escritor que admiro, em um dos seus textos ele fala que o ódio junta as pessoas e o amor liberta. Não podemos amar por obrigação, se assim fizermos não é amor, amamos por escolha, opção e decisão. Por que nos ajuntamos como igreja do Senhor? Qual sentido de estamos juntos e cantarmos hinos sobre o amor? Temos que enxergar isso claramente se não nos tornaremos novamente sensuais, presos aos sentidos de toda imagem, abrimos os olhos para o mundo e continuamos nas trevas do pecado.

2.6. A semelhança para a vida! O conhecimento de Deus. 4.7-8
Deus não é apenas uma matéria fria da Teologia para estudarmos. O conhecimento de Deus se traduz em amor. Quem souber falar/viver de amor, falará de Deus.

2.7. Quem nos ensinara a amar? 4.10-11
Cristo não significa apenas um sobrenome, mas uma condição de vida. Cristo significa aquele que se entregou por nós, o anticristo é não se entregar. O segredo agora é nós nos colocar no lugar do outro, do semelhante, do próximo.
Quem seu próximo agora, ai do lado?
continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário