sexta-feira, junho 26, 2009

Midiático

por: Joaquim Tiago

É preciso correr com a mente para tentar acompanhar as informações que chegam a todo o momento em todo lugar. As informações hoje chegam via celular, via correio eletrônico, via sítios, via televisão, jornal, sítios de relacionamentos, via sei lá o que eles estão inventando e tudo isso tem causado uma grande revolução, haja vista o pessoal do Irã que estão usando a rede para informarem e movimentarem nos protestos.

É nosso moderno tempo da informação, da massificação da mídia, e do aceleramento de tudo isso, o aceleramento de dados por todos meios possíveis que possa aparecer ou desaparecer. Uma grande avalanche de imagens, fotos enviadas para cá e para lá. O que eu quero saber e também o que não quero posso encontrar, posso ver, posso até ler se me esforçar um pouco.

Quem sabe pensar num mundo tão pensante? Quem vai pensar nessa aldeia?

Somos acelerados nesse processo, mas poucos sabem processar o saber.

Para saber é preciso pensar e parar de correr. É preciso parar de ficar passando de canal e colocar tudo a perder de vista. Isso quer dizer que não vamos pensar em tudo?

Isso quer dizer que não tem como pensar tudo da forma como querem, pensamos só tudo o que a grande mídia quer.

A aceleração dos meus pensamentos é a morte do meu saber. Meus pensamentos não vão mudar, acostumados em um ritmo como este é só para o consumo. A única coisa que fazem pensar é no agora e o que estou vendo, sentindo com todas as informações que tenho. É como promoção relâmpago, não da tempo de pensar, só de aproveitar essa jogada, esse golpe, em tudo que já esta acelerado.

Incomodado como você vai descansar, pois ainda não terminou tudo e falta algo para completar as informações necessárias da multiplicação, da pluralização, o de por que isso ou aquilo que serve para servir meu pretexto da solução que encontrei para necessidade que me venderam.

Você tem que parar mesmo com medo de não ser adequado, ou de não se adequar às cobranças, olhe a vida inquieta, da agitação pensante, do imediatismo. O midiático como mídia do agora, do momento do acontecimento. Não sabemos mais esperar e nem aguardar, nossa ânsia é por este agora que me responda ou que eu mesmo tão perturbado produza a resposta.

Livre-me de mim Senhor e desse tempo sem tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário