terça-feira, setembro 01, 2009

repositório final de idéias

Vem aí A bacia das almas, de Paulo Brabo
Livro é uma coletânea de mensagens do autor a respeito da vida e suas diferentes facetas


Em novembro, a Mundo Cristão lança A bacia das almas - Confissões de um ex-dependente de igreja, primeira obra de Paulo Brabo pela editora.
O livro é uma seleção de mensagens escritas pelo autor em seu blog por um período de cinco anos. Os textos refletem as angústias e as reflexões do próprio autor sobre diversos temas: igreja, espiritualidade, cultura, literatura, sociedade, cinema, entre outros aspectos que formam o ser humano.
Batizado Paulo Roberto Purim, Paulo Brabo afirma que suas idéias estão condenadas à reformulação eterna, são pensamentos inacabados em constante mutação e evolução. A expressão que deu título ao blog e também ao livro, "bacia das almas", refere-se ao recipiente em que são depositadas as esmolas nas igrejas, e que acabou gerando a expressão popular "na bacia das almas", isto é, vender ou ganhar "no último instante, no calor do momento, sem negociação ou ponderação".
A bacia das almas não é um tratado anti-igreja, como podem pensar alguns ao notar seu subtítulo. O ex-dependente de igreja Paulo Brabo refere-se ao ativismo exacerbado com o qual esteve envolvido por muitos anos, sob o equívoco de que este envolvimento refletia a profundidade de sua fé e espiritualidade. No livro, há um capítulo destinado a essa justificativa.
Nele o autor escreve:

"Preciso confessar que durante trinta anos fui consumidor de igreja. Durante trinta anos fui dependente de igreja e trafiquei na sua produção.Devo confessar o mais grave, que, durante esses anos, abracei a crença (em nenhum momento abalizada pela Escritura ou pelo bom senso) que identificava a qualidade da minha fé com minha participação nas atividades - ao mesmo tempo inofensivas, bem-intencionadas e autocentradas - de determinada agremiação. Em retrospecto, continuo crendo em mais ou menos tudo que cria naquela época, porém, contra minha vontade, contra minha inclinação e contra a força do hábito, fui obrigado a abandonar essa crença confortante e peculiar (espiritualidade = participação na igreja institucional).[...] Ao contrário de alguns, não sinto de forma alguma ter sido abusado pela igreja institucional; sinto, em vez disso, como se tivesse sido eu a abusar dela. Minha impressão clara não é ter sido prejudicado pela igreja, mas de tê-la usado de forma contínua e consistente para satisfazer meus próprios apetites - apetites por segurança, atenção, glória, entretenimento, aceitação."

As reflexões de Paulo Brabo levarão você a também repensar o seu papel dentro da igreja e na sociedade, a enxergar com outros olhos o mundo em que está inserido.
Clique aqui e conheça a capa do livro.
*Fotos: Paulo Brabo


Fonte: Mundo Cristão
Via: Bacia das Almas

Bravo!
...........................................................Recadim..............................................................
Caros e importantes amigos. Breve o blog estará mudando de endereço.
O novo endreço será:

Ainda estarei postando neste também.
Agradeço a compreenção de todos e espero que continuem acompanhando!
Joaquimtiago Bill
...........................................................................................................................................

Nenhum comentário:

Postar um comentário