terça-feira, setembro 23, 2008

VISÃO DA IGREJA EM JESUS

Ekklésia
O original do termo igreja, em grego, é EKKLÉSIA. No grego clássico, este termo significa assembléia dos cidadãos de uma cidade, com objetivos legislativos ou deliberativos. Antes não havia no termo, cunho religioso. Logo depois, com o avanço das sinagogas em outras terras, como na Grécia, no meio dos gentios o termo foi adotado para designar a assembléia religiosa local dos hebreus, que viviam fora de Jerusalém. Antes da igreja cristã ou assembléia dos cristãos, falava-se da Eclésia de Jerusalém. Muitos gentios, nesse período, foram admitidos nessas reuniões ou assembléias, onde causaram polêmica por causa dos preceitos da lei.

Igreja Apostólica
Logo após a morte e ressurreição de Jesus, ele deixa uma missão junto aos apóstolos e a todos. Jesus dá uma ordem, principalmente a eles, para esperarem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder e a partir daí fossem testemunhas pregando o evangelho ou as boas novas do Reino. Discípulos de Jesus, eles foram testemunhas vivas da morte e ressurreição. Os sinais os acompanhariam. Nos atos dos apóstolos, vimos que muitas pessoas foram se convertendo, aumentando o número de salvos a cada dia, e eles tinham tudo em comum. Saulo, grande perseguidor dos cristãos, converte-se, vai trabalhar com os gentios e sempre ia às sinagogas discutir com os judeus. Assim, de uma forma bem resumida, surge a assembléia dos cristãos. Surge a igreja de Cristo em Roma, Corintios, as 7 igrejas da Ásia e depois outras, em outros lugares.
Jesus começa sua igreja com seus discípulos e a eles revela os mistérios. O objetivo era propagar o Reino de Deus. Ele não modela qualquer organização ou plano de governo para essa sociedade. “Jesus criou a igreja, mas nele não há modelo de organização para a igreja, somente a ordem para se fazer discípulos, batizar e ceiar.

ONTEM E HOJE
Durante a história, esta assembléia foi ganhando nomes, credos, formas, tradições, liturgias. A igreja, no primeiro século, foi duramente perseguida por Nero, porém mais tarde, se tornou religião oficial do Império Romano, no período de Constantino. De perseguida veio a ser perseguidora, aliou-se ao poder. A igreja foi palco de várias questões, detentora do saber e veio a se dividir várias vezes com várias raízes teológicas. A igreja fez Missões para evangelismo e serviu ao expansionismo burguês europeu durante as Grandes Navegações.
Portanto, a igreja deixou de ser de Cristo para ser de homens poderosos. Passou a ser organização política e a serviço do mal e da opressão em suas cruzadas por vários lugares da terra. Porém, em meio a tudo isso, ou em toda essa história, o Corpo de Cristo e o seu Reino chegaram até nós, aos nossos corações, graças a homens e mulheres anônimos, que mesmo fora da assembléias oficiais, foram pessoas espirituais, com a verdadeira visão do Reino de Cristo. Estes acontecimentos estão relatados em livros de história.


A UNIDADE DO ESPÍRITO
Efésios 4.1.ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,2.Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,3.Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.4.Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;5.Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;6.Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.7.Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

O Corpo só existe se houver unidade! Quem nos uniu para sermos um corpo? Quem nos uniu para sermos de fato igreja? O Espírito! Como reunir povos, tribos e pessoas de culturas diferentes em só corpo? A igreja é espiritual quando há a união de pessoas espirituais!
Com tanta pluralidade cultural dentro das tribos, urbanas ou selvagens, sempre irá existir divergência de idéias. Desde o século I, a igreja vem sofrendo com essas questões entre gentios e judeus e demais situações relatadas nas cartas de Paulo. Não é a sabedoria humana que vai criar unidade para corrigir essas diferenças, nem uma uniformização exterior pode trazer uma unidade verdadeira. Somente o Espírito Santo é capaz e sem ele é impossível.
As pessoas espirituais irão optar por uma vivência espiritual para sempre manter a unidade pelo vínculo da paz.
Existe uma “unidade básica” e os cristãos, através da exortação de Paulo, não estão sendo motivados a criar esta unidade, mas conservar a que já existe. Se existe corpo, igreja, comunidade, tudo é fruto de unidade. Temos agora que preservá-la, mantê-la. Depois de criado a unidade pelo Espírito, é responsabilidade total dos cristãos preservá-la.
Que unidade é essa? Há um só corpo! Um só Espírito! Um só Senhor!
A igreja não é apenas uma instituição que concorda com idéias, em sua maioria, dando forma assim, a um ajuntamento de pessoas. A igreja é um organismo vivo em uma unidade corporal onde Cristo é o cabeça. Não estamos criando nada referente a igreja, ela já existe e tem dono! Tudo no corpo compartilha a mesma vida. “Uma organização deriva seu poder da associação de indivíduos, mas um corpo deriva seu poder compartilhando vida.” STEDMAN, pg 30.
Jesus é a pedra angular e sobre ele é que estamos fundamentados. A igreja do Novo Testamento é obra do Espírito Santo, Jesus falou que iria, mas deixaria o Consolador para nos auxiliar em tudo, para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. A igreja tem que depender do Espírito de Deus, a obra é Dele.
A igreja representa a noiva sendo agora preparada pelo amigo do Noivo: O Espírito Santo! Um dia o Espírito e a noiva irão dizer, vem, pode vir resgatar sua noiva, ela esta pronta, Aleluias!
Quando Paulo escreve aos Corintios, diz: “ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser pelo Espírito Santo.”
Entendendo tudo como pessoas agora espirituais, discernindo bem todas elas, chegamos à conclusão de que não estamos criando nada, por que já existe, devemos é manter, procurar conservar o que no original grego é: disposição da vontade e atividade, não apenas de forma exterior, mas no interior. Nós nos reunimos para nos entender mutuamente, perdoar, orar uns pelos outros. Temos que evidenciar a unidade através da graça. Paulo fala também aos Corintios sobre a reunião por ocasião da ceia, o fato é que quando eles se reuniam e não havia verdadeira união, isso é desagradável, ele até entendia o porque, mas isso levava o povo a comer e beber da ceia de forma indigna, eles não discerniam o próprio corpo e por isso havia muitos fracos e doentes no meio deles.
Entendendo tudo com maior profundidade espiritual, saberemos que não somos apenas uma organização institucional. Através de uma unidade espiritual, podemos promover o bem comum e nesse comum alcançarmos uma instituição melhor, uma comunidade sincera. Como eu já disse: o corpo pode administrar bem uma instituição, mas a instituição não fará um corpo. Amos 3.3. A igreja tem que permanecer fiel à sua vocação!
Com isso, Deus, através do Espírito, capacita a igreja com dons e formará aqueles que têm o trabalho de edificar o mesmo. A edificação do corpo é feita pelos dons ministeriais citados em Ef. 4.11. Tudo é para que todos cheguem a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, para que cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo: Sermos como Ele é!

Pergunta:
1. Nossas decisões (agora) são fruto de unidade?
2. Estamos decidindo com o fim de manter a unidade ou para nos dividir ainda mais?
3. Estamos (aqui) unidos em qual propósito?
4. O motivo do Grito existir como igreja em Cristo é para servir a Deus - amando e servindo as pessoas - ou ele existe para servir a um grupo de interesses?
5. Qual é a melhor forma de fazermos o trabalho sem nos dividir?

Joaquim Tiago, Bill

Nenhum comentário:

Postar um comentário