sexta-feira, março 07, 2008

Rebelião ou Reforma?

por: Joaquim Tiago

As aparênncias enganam, como todo mundo já sabe. As aparências podem ser de muita semelhança, mas a motivação é que é diferente. Pode-se pegar o caminho certo, porem com sentido errado. Ou como já diz o ditado popular: “Não podemos confundir toucinho de porco com focinho de porco. Ou seria docinho de coco”?
A rebelião é o ato de rebeldia atravéz da ação de se rebelar. A bíblia nos diz que o pecado de rebeldia é como de feitiçaria (I Sm 15.23). O rebelde é o que desobedece, insurge-se contra.
A reforma é o ato de reformar, que é a ação praticada por quem quer reconstruir, mudar, corrigir. Da uma melhor forma e restaurar. A bíblia também nos fala sobre a renovação, principalmente do entendimento (Rm 12.1,2).
De qualquer jeito todos não concordam como esta sendo feito ou da maneira como são decidido as açãoes. Eles propõem insurgir ou mudar. Contudo fique claro uma questão, pouquissimos reformadores são rebeldes, mas quase todos os rebeldes não tem nenhuma intenção de reformas.
Os rebeldes só são rebeldes por que não concordam com que os atigem, no estado em que eles tem de mudar. Os reformadores, pelo contrario, já mudaram, dependendo da base para melhor, querem propor que os outros também mudem na sua forma de viver e de pensar.
Tudo é uma questão de MOTI-VAÇÃO, o que motiva nossas ações. Será que nós odiamos as instituições por que amamos de mais as pessoas? Quando não concordamos como esta sendo feito é por querermos fazer bem melhor na prática, na ação, no literal? Odimamos de mais as imposições por que na verdade amamos de “mais” a Deus sobre todas as coisas a ponto de não aceitarmos tais imposição? Odimaos as imposições por que em um mundo moderno e individualista não podemos aceitar algo que fira nossa “santa liberdade”?
Sabemos que a igreja enfrenta uma crise, e é uma crise de indentidade no vazio da pós-modernidade, em um mundo de ideologias consumistas. Mas como reajiremos, principalmente com nossas emoções?
Jesus foi um rebelde ou um reformador?
Em que Jesus desobedeceu a Lei?
A reforma e a retauração esta no amor e agora os mandamentos se resume em amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo. O amor pode operar mudanças em nós e a rebelião apenas o ódio. Os fariseus tentaram encontrar erros Nele atravéz da “lei”, mas sempre erraram na forma como decidiam suas ações. Jesus não se rebela contra o que esta acontecendo, não foi um rebelde que morreu pelos nossos pecados! Jesus ensina a melhor forma de mudar as decisões atravéz do amor, amor a Deus e as pessoas.
Na idéia de fazer reforma somos motivados em muito por rebeldia que é fruto do ódio. Se queremos uma mudança, ela começa no verdadeiro amor e é onde muitos se perdem, instituições e pessoas.
Você não pode usar Cristo como modelo de rebeldia, mas pode tê-lo como parametro de mudanças atravez do amor. Comece a reforma em você e renove seu endimento, revejas suas motivações.
Atitude - Liberdade – Verdade

Nenhum comentário:

Postar um comentário