segunda-feira, maio 19, 2008

Ideologia Sustentável

Existe hoje uma nova visão de mundo. A forma como vemos o mundo e interpretamos, a forma como o idealizamos, a lógica e a ideia de vida, mundividência, ideologia. Como as instituições e principalmente as religiosas estão no mundo, elas acabam se apropriando desta lógica, desta visão, desta ideologia (ex. idade média).
O mundo ideológico no qual estamos inseridos é formado pôr uma visão de mercantilismo onde tudo, ou quase tudo é subordinado ao comércio, ao ganho, ao interesse (ex. séc. XVIII até nossos dias). Estamos falando então de negócios. Quem não negocia neste contexto de mundo não sabe sobreviver por que a sobrevivência atrelou-se a troca, até mais do que pensamos. Bem, sendo assim também é fato que nas instituições religiosas só podem sobreviver e bem se souberem negociar, isso é uma relação de sobrevivência para o mundo, uma relação de comercio, uma relação de troca, de ganho e possíveis interesses. Não é novo, já no tempo de Jesus havia um comércio a porta do templo e o próprio foi traído por algumas moedas. Quantos comércios já não existem hoje, na porta, dentro e na saida? A troca e o poder de ser aquilo que é ideologicamente imposto a Ter.
Não quero levantar com este pequeno diálogo a função e a originalidade de cada templo, de cada instituição religiosa, por que todos vão acabar mesmo. Vamos nos ater se possível apenas no perigo que nos ronda.
O perigo é uma troca de informações onde as relações ficaram a critério de interesses e os sócios destas instituições são tratados como clientes, devedores e titulares das ações conjuntas nas aplicações financeiras religiosas. O perigo atual é global, globalizante, as instituições mercantilistas criaram critérios de lucros de posses e fizeram disso tudo escola. Usaram a propaganda e a arte para espiritualizar seus negócios, suas trocas. Quem sabe trocar recebe benefícios para alma no mundo da ilusão. Nós temos hoje instituições religiosas uniformizadas; como empresas que trabalham com sistema de franquia, esse sistema consiste numa permissão de uso de suas marcas e padrões. Há franquias nacionais e internacionais. A globalização criou as multinacionais, empresa que possuem estabelecimentos em vários países do mundo, com isso hoje temos valores globais e uniformizados. Temos uma ideia de mundo globalizado, uma ideologia globalizada que ultrapassa barreiras e identidade local.
Como enfrentar esse perigo? Temos que enfrentar o mundo! Temos que saber qual é a nossa relação de interesse nisso tudo. É saber que tipo de valores estamos negociando para sobreviver ou de que forma sobreviveremos no mercado das vaidades. Qual é a idéia que temos de Deus, da multiforme manifestação do corpo através da graça e como Ele é apresentado a nós em instituições religiosas do género.
Deus é capaz de mudar nossa visão, nossa idéia da vida, nossa lógica ideológica, nossas motivações, e não apenas deixarmos de ser capitalistas, consumistas ou Ter outra forma de ideologia que possa combater as tantas. Deus nos trata como pessoas, em nossa existência, entendendo quem somos. Fico a pensar que Deus é esse que tem sido cultuado quando é apenas apresentado direitos e formas de tomarmos posse dele. Que direito temos diante de Deus? Só temos direito por que Ele nos amou, a sua misericórdia e é ela que revela quem somos, é ela que revela que perigo corremos.
A vida tem custo, e como eu sei que tem, mas meus valores ainda não estão a venda e nem esta as portas do templo para serem negociados. Enfrentar o perigo enfrentando o mundo é repensar seriamente nossos interesses e as trocas que andamos fazendo com Deus, com certeza Ele vai nos levar a renuncia, renunciar toda lógica deste mercado, toda essa ideologia.

“Se existe hoje uma clientela interessada em psicanálise, é a dos jovens. Isso se dá não por que reprimam seus desejos, mas por não saberem o que desejam.” Charles Melman (psicanalista francês falando a veja no artigo “A família está acabando”, pg.92, 2008).


Em Cristo;
Joaquim Tiago (bill)
Novo correio eletrônico: filosofiaprimeira@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário