segunda-feira, janeiro 12, 2009

Esperança esta na fé!


“em esperança, creu contra a esperança”

Parece redundante falar dessa forma (eu gosto de redundâncias), quem tem fé tem esperança e quem tem esperança tem que ter fé. A fé aqui neste caso, também pode parecer algo que é a parte, como se tivesse vida própria, uma entidade e suas características.
Mas a lógica e razão da questão é em quem temos confiado, se confiamos de fato. Confiamos mesmo de fato na lógica e na razão e neste universo ninguém quer perde-la. Lembrando kierkegaard, para ter fé é preciso abrir mão da tão sagrada razão, é “saltar no escuro”, só assim encontramos significado existencial, tendo cada um sua experiência, levado a experiência com Deus.
Estamos sofrendo de forte ansiedade nos dias atuais, nossa ansiedade faz parte dessa lógica e do racionalismo que o próprio pensador ajudou a matar. E eu que sou um simples aprendiz poderia rechear esse texto de argumentos lógicos para poder aumentar minha e a sua fé, pois precisamos mesmo acreditar. Porém mais do que nunca precisamos mesmo acreditar não no possível, mas no impossível, o possível cabe a cada um de nós fazer, estudar mesmo e muito. Boas ação são sempre boas, principalmente para o próximo. Então o que você quer? Um porque?
Sei que nosso terrível inimigo é o medo! Ele pode ser forte e nos escravizar, gerar um pânico com medo de falharmos, pelo preceder na própria lógica algo matemático que venha a acontecer. Vivemos um futuro inconstante, desesperança. Não sabemos esperar, esperar nos sofrer muito. Fazemos a previsão conforme nos é apresentado principalmente pela falta.
Vivemos o mundo da falta e o medo de viver sem ter, nos falta muitas coisas não podemos esperar muito por que pela lógica somos sempre pobres, sempre sem aquilo que pode nos fazer ser. A falta é incomodo e tira a experiência do agora, agora não da pra estar satisfeito com nada, o nada é essa angustia de que ainda não foi preenchido esse vazio provocado pelo que não tenho ou não posso. Crer no que sou, sou infeliz quando penso em crer em mim, melhor descrer e ficar esperando que fazendo algo “maravilhoso” diga-se de passagem individualista e consumista serei o que representa ser hoje a lógica de um mundo que se mata.
Sem ilusões, você já pensou em ser feliz sendo assim, em meio a essa tragédia a fé pode levá-lo depois da lógica, principalmente a de hoje. É mesmo difícil enfrentar nossos medos e a realidade fria como essa. A fé realmente é um absurdo! Como um pai pode matar o próprio filho (Abrão e Isac)? A fé se torna seu conhecimento de quem Deus é, é amor. Mas quem pode esperar por esse amor preso pela lógica descartável, imediatista e pluralista? O tudo, a realidade do Eu Sou como é agora e sempre foi. Seus pensamentos são sempre mais altos que os nossos!

"O qual, em esperança, creu contra a esperança, tanto que ele tornou-se pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência." (Romanos 4 : 18)

O convite é ter uma atitude como do pai de muitas nações. Ele iria dar fim a única esperança dessa promessa de forma trágica e absurda. Esperar em que? Crer contra o que a ele esperava! Isto é “em esperança, creu contra a esperança” e assim não só foi pai de muitas nações mas também conceituado como pai da fé, sem ela não há como agradar a Deus! Mas para tal fé teremos que enfrentar nosso maior inimigo, confiar em Deus não em nossa lógica, em nosso racionalismo, em nossa esperança tão humana.
Amém!

Joaquim Tiago - Bill

Nenhum comentário:

Postar um comentário