terça-feira, setembro 23, 2008

VISÃO DA IGREJA EM JESUS

Ekklésia
O original do termo igreja, em grego, é EKKLÉSIA. No grego clássico, este termo significa assembléia dos cidadãos de uma cidade, com objetivos legislativos ou deliberativos. Antes não havia no termo, cunho religioso. Logo depois, com o avanço das sinagogas em outras terras, como na Grécia, no meio dos gentios o termo foi adotado para designar a assembléia religiosa local dos hebreus, que viviam fora de Jerusalém. Antes da igreja cristã ou assembléia dos cristãos, falava-se da Eclésia de Jerusalém. Muitos gentios, nesse período, foram admitidos nessas reuniões ou assembléias, onde causaram polêmica por causa dos preceitos da lei.

Igreja Apostólica
Logo após a morte e ressurreição de Jesus, ele deixa uma missão junto aos apóstolos e a todos. Jesus dá uma ordem, principalmente a eles, para esperarem em Jerusalém, até que do alto fossem revestidos de poder e a partir daí fossem testemunhas pregando o evangelho ou as boas novas do Reino. Discípulos de Jesus, eles foram testemunhas vivas da morte e ressurreição. Os sinais os acompanhariam. Nos atos dos apóstolos, vimos que muitas pessoas foram se convertendo, aumentando o número de salvos a cada dia, e eles tinham tudo em comum. Saulo, grande perseguidor dos cristãos, converte-se, vai trabalhar com os gentios e sempre ia às sinagogas discutir com os judeus. Assim, de uma forma bem resumida, surge a assembléia dos cristãos. Surge a igreja de Cristo em Roma, Corintios, as 7 igrejas da Ásia e depois outras, em outros lugares.
Jesus começa sua igreja com seus discípulos e a eles revela os mistérios. O objetivo era propagar o Reino de Deus. Ele não modela qualquer organização ou plano de governo para essa sociedade. “Jesus criou a igreja, mas nele não há modelo de organização para a igreja, somente a ordem para se fazer discípulos, batizar e ceiar.

ONTEM E HOJE
Durante a história, esta assembléia foi ganhando nomes, credos, formas, tradições, liturgias. A igreja, no primeiro século, foi duramente perseguida por Nero, porém mais tarde, se tornou religião oficial do Império Romano, no período de Constantino. De perseguida veio a ser perseguidora, aliou-se ao poder. A igreja foi palco de várias questões, detentora do saber e veio a se dividir várias vezes com várias raízes teológicas. A igreja fez Missões para evangelismo e serviu ao expansionismo burguês europeu durante as Grandes Navegações.
Portanto, a igreja deixou de ser de Cristo para ser de homens poderosos. Passou a ser organização política e a serviço do mal e da opressão em suas cruzadas por vários lugares da terra. Porém, em meio a tudo isso, ou em toda essa história, o Corpo de Cristo e o seu Reino chegaram até nós, aos nossos corações, graças a homens e mulheres anônimos, que mesmo fora da assembléias oficiais, foram pessoas espirituais, com a verdadeira visão do Reino de Cristo. Estes acontecimentos estão relatados em livros de história.


A UNIDADE DO ESPÍRITO
Efésios 4.1.ROGO-VOS, pois, eu, o preso do Senhor, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados,2.Com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando-vos uns aos outros em amor,3.Procurando guardar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz.4.Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação;5.Um só SENHOR, uma só fé, um só batismo;6.Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.7.Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo.

O Corpo só existe se houver unidade! Quem nos uniu para sermos um corpo? Quem nos uniu para sermos de fato igreja? O Espírito! Como reunir povos, tribos e pessoas de culturas diferentes em só corpo? A igreja é espiritual quando há a união de pessoas espirituais!
Com tanta pluralidade cultural dentro das tribos, urbanas ou selvagens, sempre irá existir divergência de idéias. Desde o século I, a igreja vem sofrendo com essas questões entre gentios e judeus e demais situações relatadas nas cartas de Paulo. Não é a sabedoria humana que vai criar unidade para corrigir essas diferenças, nem uma uniformização exterior pode trazer uma unidade verdadeira. Somente o Espírito Santo é capaz e sem ele é impossível.
As pessoas espirituais irão optar por uma vivência espiritual para sempre manter a unidade pelo vínculo da paz.
Existe uma “unidade básica” e os cristãos, através da exortação de Paulo, não estão sendo motivados a criar esta unidade, mas conservar a que já existe. Se existe corpo, igreja, comunidade, tudo é fruto de unidade. Temos agora que preservá-la, mantê-la. Depois de criado a unidade pelo Espírito, é responsabilidade total dos cristãos preservá-la.
Que unidade é essa? Há um só corpo! Um só Espírito! Um só Senhor!
A igreja não é apenas uma instituição que concorda com idéias, em sua maioria, dando forma assim, a um ajuntamento de pessoas. A igreja é um organismo vivo em uma unidade corporal onde Cristo é o cabeça. Não estamos criando nada referente a igreja, ela já existe e tem dono! Tudo no corpo compartilha a mesma vida. “Uma organização deriva seu poder da associação de indivíduos, mas um corpo deriva seu poder compartilhando vida.” STEDMAN, pg 30.
Jesus é a pedra angular e sobre ele é que estamos fundamentados. A igreja do Novo Testamento é obra do Espírito Santo, Jesus falou que iria, mas deixaria o Consolador para nos auxiliar em tudo, para convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo. A igreja tem que depender do Espírito de Deus, a obra é Dele.
A igreja representa a noiva sendo agora preparada pelo amigo do Noivo: O Espírito Santo! Um dia o Espírito e a noiva irão dizer, vem, pode vir resgatar sua noiva, ela esta pronta, Aleluias!
Quando Paulo escreve aos Corintios, diz: “ninguém pode dizer Jesus é o Senhor, a não ser pelo Espírito Santo.”
Entendendo tudo como pessoas agora espirituais, discernindo bem todas elas, chegamos à conclusão de que não estamos criando nada, por que já existe, devemos é manter, procurar conservar o que no original grego é: disposição da vontade e atividade, não apenas de forma exterior, mas no interior. Nós nos reunimos para nos entender mutuamente, perdoar, orar uns pelos outros. Temos que evidenciar a unidade através da graça. Paulo fala também aos Corintios sobre a reunião por ocasião da ceia, o fato é que quando eles se reuniam e não havia verdadeira união, isso é desagradável, ele até entendia o porque, mas isso levava o povo a comer e beber da ceia de forma indigna, eles não discerniam o próprio corpo e por isso havia muitos fracos e doentes no meio deles.
Entendendo tudo com maior profundidade espiritual, saberemos que não somos apenas uma organização institucional. Através de uma unidade espiritual, podemos promover o bem comum e nesse comum alcançarmos uma instituição melhor, uma comunidade sincera. Como eu já disse: o corpo pode administrar bem uma instituição, mas a instituição não fará um corpo. Amos 3.3. A igreja tem que permanecer fiel à sua vocação!
Com isso, Deus, através do Espírito, capacita a igreja com dons e formará aqueles que têm o trabalho de edificar o mesmo. A edificação do corpo é feita pelos dons ministeriais citados em Ef. 4.11. Tudo é para que todos cheguem a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, para que cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo: Sermos como Ele é!

Pergunta:
1. Nossas decisões (agora) são fruto de unidade?
2. Estamos decidindo com o fim de manter a unidade ou para nos dividir ainda mais?
3. Estamos (aqui) unidos em qual propósito?
4. O motivo do Grito existir como igreja em Cristo é para servir a Deus - amando e servindo as pessoas - ou ele existe para servir a um grupo de interesses?
5. Qual é a melhor forma de fazermos o trabalho sem nos dividir?

Joaquim Tiago, Bill

sexta-feira, setembro 05, 2008

Você é o que você fala.



A vida se tornou comunicação e a comunicação se tornou a vida. Vive-se hoje apenas por meios que se comunicam. A vida agora é virtual, por que a comunicação não é mais real, ela só exprime teorias. Nós temos todas as informações, nos temos o Google, maior e mais poderoso site de busca, de procura, uma rede de informções e teorias do planeta. O planeta é uma enorme rede, uma enorme teia onde a maioria ficou presa, são seres virtuais, de comunicação virtual.
É o falatório geral, fala-se de tudo e de todos, da mãe, do pai, do avo, do tio, das instituições, disso, daquilo e do que não se deve falar. Blá, blá, blá e mais um monte pra "encher linguíça". Todo dia algo novo, toda hora um discursso sobre o outro discursso e por ai vai a vida virtual do comunicador moderno ou pós.
Mas e a prática, e a ação do verbo, e a atividade da vida? Falar do que se faz de verdade contra falar por falar pra vê no que da. A comunicação não é uma ação do sou e sim do que podem ser e até do que se deve ser.
Martin Luther King morreu pelo que falou e falava de um sonho, um por qual sempre lutou, hoje pessoas falam para não morrer, por que é melhor matar alguém do que se colocar no lugar do outro.
Quem é você? Apenas aquele que comunica no vazio, que fala e não faz, só aprendeu a falar, só aprendeu a usar o Google para encontrar significado para a vida. Você também esta preso a uma cadeia de inutilidade, sentado numa cadeira comendo calorias, defronte o seu computador masturbando seu narcisismo ideológico e retórico.
Fala-se de justiça mas é injusto, fala-se de socialismo mas é egoista, fala-se de outros fazerem errado mas contribui pouco, fala-se que outro fala mas fala do outro também. Fala-se por necessidade mas não por convicção ou prática.
Estão pregando o evangelho mas vivendo a falta de boas novas, principalmente a falta de respeito ao próximo. Teologias de mais e vida de menos. Os chamados cristãos agora também sabem teorias, mistura com libertação, mas usam de libertinagem para maltratar uns aos outros, com palavras.
Ta na hora do silêncio, passou da hora de aprendermos com o mestre a lavar os pés uns dos outros, a fazer o mesmo. Que dia iremos assumir a IDENTIDADE de CRISTO e deixar a identidade do Orkut, do Fotolog, do MSN, do Blog, do control C e V e de outras identidades virtuais. Cansei desse falatório vazio, desse disse-me-disse, dessa comunicação virtual do nada existêncial.
É momento de praticar a fé e mudar de natureza. A vida comunica a ação da vida que vive em mim.


"Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também." (João 13 : 15)


ATITUDE+LIBERDADE+VERDADE
bill