quarta-feira, julho 30, 2008

COMUNIDADE CRISTÃ


Nossa comunidade Cristã tem em comum Ele, Cristo!

Ele nunca irá nos frustar ao contrário de pessoas como eu. Nossas decisões tem QUE SER, pelo menos deve-se buscar SER tomadas numa visão Cristã, o próprio Espírito Santo irá nos ajudar muito se dermos lugar a Ele, Ele comunica aos nossos corações (mente e alma). Partindo desse princípio, vamos buscar o comum, o comunismo, o comunalismo onde a própria é beneficiada e para isso temos que ter um método, para tal uma organização que faça assim, um geito, um sistema político para decidir e agir.Nosso dever é amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmo, Deus é amor, amou o mundo e entregou seu filho para morrer por nós. Nossa motivação primária será sempre o amor a Deus e as pessoas com Cristo abitando em nós e não nós em nós. Amando Deus servimos as pessoas, por isso é uma comunidade Cristã quando servimos uns aos outros e não a nós mesmos.


Como comunidade podemos servir melhor todas as pessoas?

Essa é uma questão que não pode se calar! Por que podemos adotar um tipo de decisão e escolhermos a melhor forma para decidir todas coisas, mas não podemos nunca nos esquecer da nossa MOTIVAÇÃO MAIOR!


Da forma como nossa comunidade existe hoje, falando do GRITO, isso acontece?

Se não, então alguma coisa com certesa esta errado. Ai então vale o questionamento e uma real revisão.


Tudo feito através da graça e em amor a Ele, nosso Mestre Jesus!

segunda-feira, julho 21, 2008

O dono do corpo. O cabeça da igreja!


A igreja tem dono? Isso depende! Dependerá sempre de quem há governa.

Desde os tempos remotos e antiguidade existe várias formas de ritos e cultos. Desde que o homem é homem, desde que o homem sabe que sabe, sempre ouve nele a necessidade do que é superior, superior a ele, uma divindade, a busca fora da esfera física, um deus, nem que seja desconhecido.

Olhando para civilizações orientais e suas formas culturais de culto, hoje tão difundidas. Difundidas como uma prática espiritual e ao mesmo tempo esotérica que vai casando com a moda e o consumismo, não levamos em consideração o tempo milenar e a história destes povos. As pessoas ainda continuam procurando respostas. Segundo a enciclopédia Mistério do Desconhecido: “Até a era moderna, nosso conhecimento em relação a muitas partes do Oriente restringia a pouco mais do que rumores (...). Foi somente em 1842 que por força das armas européias obrigou a China a abrir cinco dos seus portos a mercadores ocidentais, mas a maior parte do Tibet permaneceu como uma terra praticamente incógnita, até que uma expedição inglesa chegasse lá, em 1904”.[1]

A religião para os povos antigos é muito mais do que uma forma de culto, não é apenas um rito local, mas culto é a própria cultura, rito são atos também sociais. Sabemos que nas culturas milenares a religião predominante influenciava toda a comunidade desde a política, colheitas e a vida social giravam em torno da religião como visão de mundo. Para o antropólogo Ronaldo Lidório – “Uma cuidadosa observação dos grupos animista e suas sociedades ao redor do mundo mostrará que a religião é a raiz de toda cultura e é o princípio determinante da vida (...) religião é vida e vida é religião (...). O evangelho é proposta respondendo indagações culturais em seu nível mais profundo”.[2]

Através dos tempos antigos e atuais os rituais eram feitos em templos, ou lugares sagrados, lugares muitas vezes inabitados ou lugares poucos freqüentados com seus altares feitos para o sacrifício. Os fiéis viam ao templo e ficavam no pátio, onde era a assembléia, o templo verdadeiramente era pequeno.

O templo era um fator de influência forte na vida da cidade, as cidades ficavam geralmente em volta do templo, o deus era o rei da cidade. Antes de Davi a arca era itinerante e o templo era em tenda. Davi tem em seu coração construir o templo e manda buscar a arca. Seu filho Salomão é quem constrói e consagra. O templo estava ligado ao palácio e era nesse período também um centro financeiro. Tudo foi acontecendo e está relatado nas escrituras até o surgimento do cristianismo, ou a “igreja” de Cristo.

O que é a igreja?

O termo usado naqueles dias do século I foi EKKLÉSIA, que no grego clássico, significa a assembléia dos cidadãos de uma cidade com objetivos legislativos ou deliberativos. Quando se falava em EKKLÉSIA sabia-se que os cidadãos com direito de voz estavam reunidos em assembléia para alguma coisa. Esse termo não tinha nenhum cunho religioso. Esse termo depois foi adotado para indicar a assembléia religiosa local dos hebreus que vivam fora de Jerusalém, com tradução em hebraico de Kahal, que juntamente com outro termo – ‘edah – significa no hebraico tardio, a assembléia religiosa dos israelitas.

Antes da igreja cristã ou assembléia dos cristãos, falava-se da Eclésia de Jerusalém que se reunia nos seus templos, essa é a igreja mãe em Jerusalém onde os Apóstolos estavam. Os gentios vieram depois, admitidos nessas reuniões. No início causaram polêmica por causa dos preceitos da lei. Esse termo aparece 23 vezes em Atos dos Apóstolos. Surge depois à igreja forte de Antioquia, e outras vão surgindo em outras cidades.

Depois de Jerusalém cada igreja passou a ser considerada como EKKLÉSIA. As outras igrejas são fundadas sobre o trabalho dos apóstolos e eles mesmos supervisionaram, a igreja de Jerusalém da o suporte, principalmente definindo questões polêmicas como a dos gentios.

O que a igreja em Cristo?

Paulo, inspiradíssimo pelo Espírito Santo nos diz muito sobre essa questão relatado na primeira carta aos Coríntios, no cap. 12. O relato usa de um exemplo simples e ao mesmo tempo profundo, Paulo nos diz que existe um corpo, o corpo de Cristo e cada um de nós faz parte desse corpo.

Então, a luz desse texto o que é correto falar em relação ao corpo? A igreja pode ter vários nome e formatos, mas a igreja de Cristo tem uma unidade, embora com muitos membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo (1Co 12.12).

Quem comanda a igreja em determinadas situações pode ser o homem, mas quem comanda o corpo só pode ser a cabeça, ou o cabeça (1Co 11.3).

Os membros não dizem o que querem ser no corpo, mas recebe todo comando do sistema nervoso, da cabeça que é Cristo. Por que dele, por ele e para ele são todas as coisas.

Agora nós somos templo do Senhor, templo não de pedras, mas humanos. Através do sacrifício de Jesus que o coloca como sumo sacerdote e nós como sacerdote desse templo terreno (Hb 8).

Nesta assembléia que é o corpo de Cristo, ele estabeleceu primeiramente Apóstolos, depois profetas, em terceiro mestres, e ai os que realizam milagres.

O cabeça de todo homem é Cristo (1Co 11.3).

Se formos parte desse corpo que tem Cristo como cabeça, como estamos reagindo as suas ordens, ao seu comando?

Talvez seguimos algo tentando encontrar Deus, como os antigos, dentro dessa cultura secular, mas não buscamos a conhecer Jesus. Do que adianta seguir ou estar numa igreja e não fazer parte do seu corpo? Para fazer parte do corpo de Cristo temos que tê-lo como nosso mestre, nosso cabeça.

Você conhece a Jesus? Como você relaciona com ele?

Como é a voz do Espírito Santo em seu coração?

Jesus é o dono da verdadeira igreja!

em Cristo;

Joaquim Tiago, Bill



[1] Mist. Desconhecido, Mist. Orientais – Ed. Abril/Time Life, pg. 94

[2] Ronaldo Lidório, Revista Capacitando – APMB, 2001 – pg. 25, 26

quinta-feira, julho 10, 2008

Quem puxou esse gatilho?

O garoto João Roberto só tinha 3 anos
E o garoto João Hélio quanto tinha?
Foram quantos tiros em quantos dias?

Quantos mortos e quanta covardia!
Quem puxou o gatilho,
Quanta injustiça!

"Moramos em um pais do faz de conta"
Faz de conta que vão fazer alguma coisa
Faz de conta que alguma coisa funciona

Somos agora todos vítimas
Por que o sistema faz suas vítimas todos os dias
Transforma-nos em idiotas, consumidores e corruptos

Quantos gorotos ainda irão morrer numa cidade "linda"?
Os que entram para o tráfico e os que saem para comprar
Os que tentam nos "defender"
E aqueles que nos irão roubar!

Joaquim Tiago / bill – Mais uma vez indignado com tanta impunidade, julho/2008